O Ministério da Saúde Pública revelou que até agora a cidade registrou 51 casos dessa doença.
A medida vai reger 30 dias, período em que, segundo a Prefeitura, serão priorizados recursos para campanhas de desratização, controle de vetores e fumigação.
Da Prefeitura garantiram que foram realizadas ações para prevenir a propagação da leptospirose, dengue, zika, chikungunya e melhorar o sistema de esgoto sanitário e pluvial da cidade.
No entanto, a mídia local alerta que existem setores onde as obras públicas não são observadas e carecem de serviços básicos.
Em 12 de março, o Equador registrou a primeira fatalidade por leptospirose, doença que atinge pessoas quando expostas à urina ou fluidos corporais de animais infectados.
O subsecretário de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde aqui, Francisco Pérez alertou que o aumento incomum de casos É devido ao forte inverno que tem causado inundações, principalmente no litoral. Por Este -assinalou- a província de Guayas é o cantão com mais casos de infecções.
Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde, a leptospirose É uma zoonose com potencial epidêmico, principalmente após chuvas intensas, causadas por uma bactéria chamada leptospira.
mem/nta/ls