No momento, um novo treinador, Luis de la Fuente, mudanças substanciais no elenco e um estilo de jogo que certamente será mais reconhecível do modelo anterior malsucedido do excêntrico Luis Enrique.
A Espanha ainda sente saudades do cetro conquistado no mundial da África do Sul 2010, sem encontrar forma de repetir aqueles momentos gloriosos.
A oportunidade vem agora. O treinador De la Fuente se apega a métodos a priori mais ortodoxos e, exceto no caso de Sergio Ramos (que descartou), não mostra preferências por clubes, mas sim pelo desempenho dos jogadores.
É assim que chega este sábado ao primeiro jogo em Málaga frente à Noruega, no início do ciclo que aponta para o horizonte do Euro 2024 com sede na Alemanha.
Caras novas e outras resgatadas do ostracismo em que foram imersas pelo treinador anterior, criam um ambiente menos tóxico e abrem as portas à esperança no futebol espanhol.
Às 20h45, horário local, no estádio La Rosaleda, em Málaga, o grupo abre contra a Noruega, que sofreu a lesão de sua estrela Erling Haaland.
Além de Ramos, o treinador também não optou por veteranos como Jordi Alba ou Koke Resurrección, com o regresso aos escalões de Iago Aspas, Nacho Fernández, Mikel Merino, Borja Iglesias ou o guarda-redes do Chelsea, Kepa Arrizabalaga.
O gosto pelo domínio da bola é claramente também apreciado por De la Fuente, com a diferença de que terá um plano B e não renunciará à verticalidade, a julgar pelos seus próprios comentários e de alguns jogadores.
Aspas, artilheiro nato da LaLiga, pode começar ao lado do agora capitão e também atacante Alvaro Morata, enquanto o meio-campo pode ser dominado por Dani Ceballos, Rodri Hernández e Mikel Merino.
Embora a Noruega tenha perdido Haaland, eles terão boas figuras de ataque, como o meio-campista Martin Odegaard e o atacante Alexander Sorloth.
Os espanhóis estão no Grupo A, que inclui ainda Escócia, Chipre e Geórgia, com boas expectativas de apuramento.
No início dos playoffs, eles poderiam alinhar na linha de fundo com Aymeric Laporte, Iñigo Martínez, José Luis Gayá e Dani Carvajal, além do goleiro Kepa.
Na próxima terça-feira, dia 28, no Hampden Park, em Glasgow, a Espanha completará a primeira rodada contra a Escócia.
oda/ft/ans
PL-46
2023-03-25T08:01:05