À frente do fórum ministerial, o responsável angolano das Relações Exteriores, Téte António, elogiou o desenvolvimento da colaboração em várias áreas, bem como as reformas para fortalecer a atuação institucional do bloco.
Participaram no encontro representantes do Estado anfitrião, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste e membros do secretariado executivo da organização.
Segundo a declaração final, os delegados defenderam a inclusão de um novo objetivo geral nos estatutos da CPLP: a cooperação económica, com base nas propostas do Governo angolano.
Neste sentido, sublinharam a importância da concretização das ações preconizadas na “Agenda Estratégica para a Consolidação da Cooperação Económica na CPLP 2022-2027”.
Isto deve traduzir-se numa ação multilateral cada vez mais integrada para a promoção do comércio e do investimento, a melhoria dos mecanismos de financiamento e apoio às empresas, o reforço da competitividade e dos sistemas de propriedade industrial, concordaram.
Nesse sentido, saudaram a realização de uma primeira reunião de especialistas para analisar os instrumentos financeiros existentes, bem como a criação da Diretoria de Assuntos Econômicos e Empresariais na Secretaria Executiva do grupo.
Manifestaram-se igualmente satisfeitos com o novo estatuto da CPLP como observador consultivo da Conferência Ibero-Americana, aprovado pela recente Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da referida organização.
Em particular, apreciaram o anúncio do Governo português sobre a criação de um fundo financeiro de apoio à cooperação triangular com os países da América Latina e África, que contribuirá para fomentar os laços de colaboração entre a CPLP e a Conferência Ibero-Americana.
Reafirmaram também o compromisso da comunidade lusófona com o multilateralismo, o diálogo e a resolução pacífica de conflitos.
Os altos responsáveis reconheceram a qualidade do evento em Luanda e a disponibilidade de São Tomé e Príncipe para acolher a XXVIII Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP, agendada para o próximo mês de Agosto.
rgh/mjm/jd