Este mês de março de 2023 está perto de se tornar o mais seguro da história de El Salvador, segundo os registros oficiais da Polícia Nacional Civil (PNC), disse o presidente, lembrando que há exatamente um ano fechamos o dia com 62 homicídios . Aquele foi um dos dias mais difíceis da minha vida e deste governo, disse.
Agora, um ano depois, fechamos com zero homicídios, e março de 2023 está próximo de ser o mês mais seguro de toda a nossa história, destacou em mensagem nas redes sociais.
Enquanto o ministro da Justiça e Segurança, Gustavo Villatoro, em entrevista ao programa Frente a Frente, da Corporação Televisiva Salvadorenha, declarou que para os 6,2 milhões de salvadorenhos o regime de emergência é uma esperança e conta com mais de 96% de apoio da população .
A manchete explicava que as gangues queriam implementar um regime paralelo no país e com a política do governo estamos vendo outra realidade quando invertemos a espiral da violência em direção à paz. Em outra parte de suas declarações, Villatoro destacou que o impacto das ações das gangues teve impacto na juventude, nas meninas e nos meninos.
Sublinhou que após a aplicação das medidas de segurança, o governo recuperou o controlo do território nacional, agrediu as estruturas dos gangues, prendeu 10 dirigentes nacionais e mais de 1.100 dirigentes.
Atualmente, disse, o país se articula com países vizinhos, inclusive os Estados Unidos, para extraditar membros de gangues que estejam em seus territórios e que respondam às nossas leis.
Não queremos que nenhum país da região passe pelo que passamos com mais de 120.000 mortes por ação de gangues, afirmou.
Durante sua aparição matinal, Villatoro confirmou que há 66.417 membros de gangues detidos, dos quais foram apreendidos 2.547 armas, 3.292 veículos e 3 milhões de dólares, entre outros aspectos logísticos.
mem/lb/ls