Isto foi acordado durante uma videoconferência entre o Departamento de Saúde da metrópole sul e o Ministério da Saúde Pública de Cuba (Minsap) realizada recentemente, explicou a Prensa Latina o Cônsul Geral de Cuba na cidade, Ariadne Feo Labrada.
Inicialmente, disse, os dois especialistas do Minsap virão e depois um grupo de profissionais da cidade de Ho Chi Minh viajará para Cuba interessados em aprender sobre a experiência da nação antilhana, não apenas no atendimento primário de saúde, mas também em outras questões relacionadas.
É intenção da delegação do Departamento de Saúde trabalhar nas comunidades com médicos de família e em policlínicas, e trocar com especialistas em áreas nas quais Cuba tem muitos pontos fortes, tais como transplantes renais, obstetrícia e tratamento de câncer, entre outros, disse ele.
Segundo a diplomata cubana, há também um claro interesse do lado vietnamita em aprender sobre o desenvolvimento tecnológico da indústria biofarmacêutica cubana, bem como sobre a produção de vacinas.
O intercâmbio entre profissionais da cidade de Ho Chi Minh e Cuba é uma resposta ao acordo alcançado pelo Primeiro Ministro Manuel Marrero Cruz em suas conversas com os líderes da cidade de Ho Chi Minh durante sua visita no ano passado, disse ele.
Durante a videoconferência, o diretor do Departamento de Saúde da Cidade de Ho Chi Minh, Tang Chi Thuong, agradeceu ao Minsap por sua disposição de apoiá-los na implementação de um projeto de desenvolvimento de cuidados de saúde comunitários.
Por sua vez, Ailuj Casanova, chefe do departamento de saúde primária, enfatizou que o sistema de saúde pública de Cuba é reconhecido como um dos mais eficazes do mundo.
Esta estrutura organizacional garante que ela seja facilmente acessível a todos os cidadãos e se concentra na prevenção de doenças e na melhoria da educação em saúde pública.
Os centros comunitários de saúde, destacou Casanova, são uma parte importante do sistema de saúde pública cubano e operam em áreas urbanas e rurais em todo o país, com uma estimativa de um para cada mil domicílios, garantindo assim uma ampla cobertura médica para todos os cidadãos.
mem/mpm/bm