A recuperação está indo muito bem. Ele fez fisioterapia. “Na realidade, o adiamento da viagem (para a China) deveu-se muito mais a esta gripe A”, disse Pimenta nas redes sociais.
Ele explicou que “estando dentro de um avião por mais de 30 horas, corri o risco de outras pessoas que também estavam no avião serem contaminadas”.
Com base em orientação médica, o fundador do Partido dos Trabalhadores decidiu no sábado passado adiar a sua deslocação de fim de semana a Pequim, suspensão comunicada às autoridades daquele país.
Uma nota médica indica que Lula foi internado no hospital Sírio-Libanés, em Brasília, no dia 23 de março, com sintomas de gripe.
Após avaliação clínica, foi feito o diagnóstico de broncopneumonia bacteriana e viral por influenza A e iniciado o tratamento.
Após reavaliação no sábado e, apesar da melhora clínica, o serviço médico da presidência “recomenda o adiamento da viagem à China até que o ciclo de transmissão viral seja encerrado”, disse a médica Ana Helena Germoglio, citada no texto pela assessoria de imprensa. do Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo.
Quando for decidido, o estorno mecânico viajará ao gigante asiático acompanhado de 102 empresários, além de governadores, senadores, deputados e ministros, para estreitar relações em diversas áreas.
O governo federal confirmou que o objetivo da viagem é “promover o relançamento das relações com aquele que é o principal parceiro comercial do país desde 2009”.
A mídia jornalística garante que, sem definir a data da viagem, Lula vai focar esta semana nas agendas nacionais, como a discussão sobre o novo quadro fiscal.
Pimenta esclareceu que o adiamento da viagem foi feito pelo governo brasileiro, a diplomacia determina que a China escolha a nova data.
mgt/ocs/jd