Agradeço aos partidos da coligação e aos parlamentares de todos os partidos a imensa dedicação e o tempo que dedicaram a recolher as preocupações de acadêmicos, especialistas e médicos, destacou o governante.
É iminente que tenhamos a possibilidade de avançar na apresentação do paper e dos artigos finais que incluam todos os elementos conclusivos como contribuições fundamentais para o projeto, assegurou Prada após uma reunião no Palácio de Nariño.
O site da presidência indica que durante o encontro, liderado pelo chefe de Estado Gustavo Petro, participaram líderes dos partidos da coalizão do governo e da oposição.
Prada explicou que todos os responsáveis por este projeto, em nome dos partidos e suas bancadas, pela apresentação do jornal e dos artigos compartilhados conosco. Superamos as divergências que tínhamos e hoje podemos anunciar que estamos muito próximos de ter o texto final para apreciação do Congresso da República, acrescentou.
O governante lembrou que, como resultado do encontro, foi acordado preservar um sistema misto de cuidados primários que visa levar a saúde muito perto das casas.
Vamos chegar aos territórios, o serviço de saúde chegará às famílias com eficiência e, naturalmente, por ser um sistema misto como foi determinado, as antigas EPS -que se chamarão Gestores- passarão a cumprir um papel administrativo dentro do sistema , resgatando boa parte da experiência dos últimos 30 anos, enfatizou.
Reforma a saúde, assim como o trabalho e a previdência constituem as três grandes iniciativas do Governo da Mudança para transformar esses setores com mais justiça social.
ro/alb/ls