Na cerimônia de inauguração no Centro de Convenções Amador, nesta capital, o Presidente da República Laurentino Cortizo salientou que o chamado World Trade Showcase volta a fazer do istmo um ponto de encontro que mostra o seu progresso de crescimento conseguido em conjunto com os setores produtivos.
Por sua vez, a vice-presidente da República Dominicana, Raquel Peña, oradora de plantão na cerimônia, enfatizou que nesta nova edição do encontro de empresários, com a participação de 600 empresas de quase 30 nações, a nação anfitriã se superou .
Após um percurso pelos resultados da gestão pública e da promoção do turismo no seu país, Peña avaliou que o resultado destas mudanças tem sido um catálogo de inovação e adaptação aos novos tempos do comércio internacional, dos mercados e do gosto dos consumidores.
Sobre essas feiras Ele afirmou que eles se tornaram um cenário privilegiado para a apresentação de novos produtos e serviços e, desde sua criação, há quase quatro décadas, têm sido uma importante forma de expandir o comércio na região e geraram grandes contribuições para a economia panamenha e a dos países participantes.
Em outra parte de seu discurso, Peña chamou a atenção para a situação de caos, violência e terror imposta por gangues criminosas no Haiti e instou a comunidade internacional a contribuir para a paz e uma solução urgente naquele país, que atualmente representa uma desestabilização de fato na região.
Na pauta, o presidente da Comissão de Exposições e Eventos da Câmara de Comércio, Indústria e Agricultura do Panamá, Jean-Pierre Leignadier, destacou que essas três feiras apresentam avanços em áreas como alimentos, têxteis, produtos agrícolas, equipamentos e suprimentos médicos, bebidas e tecnologias. Países dos cinco continentes confirmaram.
Na 39ª edição da Expocomer, disse, a China retoma sua participação com o maior pavilhão, seguida por Türkiye, El Salvador, Guatemala, Colômbia, Estados Unidos, Costa Rica, Argentina e Equador, entre outros países.
Além disso, destacou a presença de missões da Argentina, Barbados, Bolívia, Brasil, Chile, Coreia do Sul, Cuba, Espanha, França, Guatemala, Honduras, Índia, Indonésia, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Trinidad e Tobago e Venezuela.
A Comissão Organizadora espera receber entre 12.000 e 15.000 visitantes nacionais e internacionais que buscarão fortalecer seus negócios e promover contatos e trocas comerciais.
A Expocomer, a ExpoLogística e a ExpoTurismo, realizadas em março de 2022, registaram transações comerciais na ordem dos 127,7 milhões de dólares, indicador que esperam ultrapassar nesta edição.
Na ocasião, também se destacam eventos paralelos, como a entrega do Prêmio Nacional de Inovação Empresarial 2022, o Congresso Internacional da Micro, Pequena e Média Empresa, um workshop sobre saúde e o Congresso Especializado “Impacto da Tecnologia nas Operações Logísticas” .
ro/ga/ls