Dedicada como às terças-feiras ao tema da saúde, a conferência de hoje abordou o gravíssimo problema que está ocorrendo com a penetração da máfia da droga no setor escolar para tentar criar dependência nos seres humanos desde muito cedo.
O presidente anunciou que o governo federal vai realizar uma campanha intensiva nas escolas chamada “Se você se droga, você se machuca”, para conscientizar sobre os danos causados pelas drogas sintéticas, que será complementada com o reforço da divulgação intensiva de propagandas no rádio e a televisão, voltada principalmente para os jovens.
Durante a conferência, também compareceu a Secretária de Educação Pública, Leticia Hernández, que deu uma ampla explicação de como a máfia busca esse propósito de penetrar nas escolas e informou que quando os conselhos técnicos forem realizados em cada escola, a organização começará na forma como esta campanha será divulgada.
López Obrador disse a esse respeito que poderiam dedicar cerca de 15 minutos três dias por semana ao assunto ou, se for considerado pertinente, poderia até ser diário.
Ele acrescentou que é importante pedir aos professores, diretores de escolas, de todos os níveis que ajudem nessa campanha. São os professores e os pais que devem informar os jovens, adolescentes sobre os malefícios causados pelas drogas sintéticas, químicas, como o fentanil.
O presidente destacou que os danos que causam são letais porque levam à morte de jovens que os consomem muito rapidamente porque não há informações suficientes a esse respeito e lamentou que ainda sejam transmitidas séries de TV nas quais se faça apologia ao narcotráfico, exaltando a riqueza e belos jovens aparecendo.
No caso do México, disse, o consumo de drogas nas escolas, principalmente as sintéticas, ainda não cresceu significativamente, porque mesmo nos estados onde foi detectado o tráfico de varejo, não é em uma entidade inteira, mas em cidades específicas .
López Obrador mencionou que, no caso de Guanajuato, foi claramente identificado o corredor industrial, onde há maior crescimento econômico na entidade, onde mais drogas são consumidas. No entanto, é importante reforçar a prevenção.
Explicou que o país tem conseguido resistir às investidas da toxicodependência devido às suas culturas e tradições, costumes que se conservam no país, que vêm de longe devido às profundas raízes culturais que herdaram das grandes civilizações.
O presidente garantiu que 100.000 pessoas morrem de fentanil todos os anos nos Estados Unidos, especialmente jovens, e convocou pais, professores e diretores de escolas de ensino fundamental e médio para ajudar na campanha “Se você usa drogas, você se machuca” cuja apresentação foi feita por Leticia Ramírez, Secretária de Educação.
mgt/lma/hb