A homenagem no próximo sábado na Basílica Menor do Convento de São Francisco de Assis evocará a obra da também pianista (24 de março de 1903 a 1º de novembro de 1996), que viveu nesta capital desde a infância até sua morte e contará com apresentações por Liana Fernández, Ernesto Oliva, Coro de Câmara Exaudi e Coro Polifônico de Havana.
Formada pelo Conservatório Nacional dirigido por Hubert de Blanck e por vários cursos avançados do Departamento de Música da Universidade de Columbia, Estados Unidos, Rojas deu recitais em várias cidades da ilha e de outras nações.
Além disso, mostrou sua versatilidade ao interpretar a obra dos compositores estrangeiros Sergei Rachmaninov, Frédéric Chopin, Ludwig van Beethoven, Cesar Franck, além do cubano Ernesto Lecuona, entre outros.
Da mesma forma, desenvolveu um intenso trabalho pedagógico desde 1925, que começou no Conservatório María Jones e ao longo de sua carreira trabalhou em várias instituições, tendo inclusive feito parte da geração de professores fundadores do Conservatório Manuel Saumell e da Escola Nacional de Arte, onde ela trabalhou até sua aposentadoria em 1973.
Fernández se destaca como um dos continuadores desta obra educativa e de sua destacada carreira artística, que também teve como sucessores Jorge Luis Prats, Yleana Bautista, Elvira Santiago e Roberto Urbay.
mgt/lbl/hb