5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Ponte de vida longa e majestosa, símbolo de uma cidade em Cuba

Ponte de vida longa e majestosa, símbolo de uma cidade em Cuba

Por Mayra Pardillo

Sancti Spíritus, 28 mar (Prensa Latina) A ponte de longa duração e majestosa sobre o rio Yayabo continua hoje como um dos símbolos mais importantes desta cidade de herança cubana, na véspera de seu 509º aniversário.

Considerada uma das três joias arquitetônicas de Sancti Spíritus, junto com o Prefeito Parroquial de Iglesia e o Teatro Principal, está rodeada de lendas, histórias de güijes e o orgulho de saber que é a única de seu tipo no país.

Dizem que desde 1660 o povo de Sancti Spiritus sonhava com a construção do referido viaduto, mas foi em 1771 que nasceu um projeto para sua execução e o governo municipal começou a arrecadar fundos, enquanto em 1817 foi lançada a primeira pedra.

Esta monumental obra, caracterizada por seus cinco arcos, contou com a contribuição popular e foi dirigida pelos mestres pedreiros Domingo Valverde e Blas Cabrera, ambos de origem andaluza, que utilizaram tijolos, cal e areia, e prisioneiros e alguns escravos trabalharam nela.

Sua construção foi concluída em 1831 e, segundo especialistas, integra-se perfeitamente a uma bela paisagem urbana que identifica a cidade de Yayabo, cujo nome vem do rio do mesmo nome que a atravessa e corre sob a ponte.

Este é um lugar onde a lenda teceu a figura do güije – um personagem do folclore cubano – com olhos salientes, pequenos e de pele negra, que prega partidas naqueles que passam na hora errada do dia.

Segundo Manuel Martínez-Moles, figura política, histórica e literária proeminente do século XIX, o güije predisse doenças e outras calamidades e saiu com o diabo nas quintas e sextas-feiras santas em uma caminhada que terminou na Iglesia Parroquial Mayor.

A ponte tem mais de nove metros de altura e aproximadamente 85 metros de comprimento. Sua estrutura é sólida e preserva o encanto de outrora no centro histórico urbano (CHU) onde a cidade foi fundada em 1522, oito anos depois de ter sido fundada em Pueblo Viejo, em 1514.

É o único exemplo sobrevivente de seu tipo no país e o povo de Spíritus o vê como um de seus mais valiosos bens tangíveis ou materiais, marcado por uma auréola mágica e encantadora.

Localizada na CHU de Sancti Spíritus, declarada Monumento Nacional em 1978, tem o mesmo status da CHU e do Prefeito Parroquial de Iglesia, localizada a poucos passos de distância.

Em um de seus livros, María Antonieta Jiménez, historiadora da cidade, indica que a tradição oral atribui a qualidade da argamassa tradicional a ser misturada ao leite de burro e observa que está registrada em documentos que foi pavimentada e pintada de branco e verde.

Além disso, os mitos falam do uso de leite de vaca ou de cabra para acrescentar poder de ligação à mistura.

A verdade é que ela surgiu da necessidade de facilitar a travessia do rio Yayabo, que naquela época tinha ravinas difíceis de escalar e impossíveis de atravessar na estação chuvosa.

A quarta das primeiras sete aldeias fundadas pelos espanhóis em Cuba comemora cada 4 de junho, enquanto uma lenda liga a transferência da aldeia para as margens do rio Yayabo com uma praga de formigas, que alguns pesquisadores consideram anedótica.

mem/mpg/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES