5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

STF debate conteúdo ofensivo na internet

STF debate conteúdo ofensivo na internet

Brasília, 29 de mar (Prensa Latina) O Supremo Tribunal Federal (STF) entra hoje no segundo e último dia de audiência pública para discutir as regras do Marco Civil da Internet.

Esse debate foi convocado pelos ministros Antonio Días Toffoli e Luiz Fux, do STF, que são relatores de ações que tratam da responsabilidade dos provedores na eliminação da desinformação e do discurso de ódio nas redes, sem necessidade de determinação expressa da Justiça.

Participam das discussões representantes de empresas que operam redes sociais como Google, Facebook, Twitter, o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, e o titular de Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida.

Para garantir a compreensão de todos, os palestrantes pedem simplicidade nas apresentações, evitando jargões e linguagem sofisticada.

Cada apresentação tem 10 minutos e os palestrantes poderão tirar dúvidas ou solicitar esclarecimentos adicionais aos expositores.

Representantes da Associação Nacional de Jornais, da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo e da Ordem dos Advogados do Brasil também marcam presença no evento.

No processo relatado pela Fux, discute-se se as empresas devem monitorar o conteúdo e removê-lo por conta própria, sem intervenção judicial.

Já na ação descrita por Toffoli, o STF julga a constitucionalidade da regra do Marco Civil da Internet, que exige ordem judicial antes de responsabilizar provedores por atos ilícitos.

Os atentados de 8 de janeiro, com invasão e depredação em Brasília, motivaram a audiência pública.

Com apelos à intervenção militar e rejeição à posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, grupos radicais a favor do derrotado presidente Jair Bolsonaro protagonizaram ações antidemocráticas naquele dia.

Na data, marcada a preto na história nacional, extremistas de direita invadiram e saquearam violentamente a sede do Congresso Nacional, do STF e do Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo.

Sancionada em 2014, a Lei de Marco Civil da Internet determina em seu art.19 o fornecedor de aplicações da Internet só pode ser responsabilizado civilmente por danos resultantes de conteúdos gerados por terceiros”, se não cumprir uma decisão judicial de remoção do material.

oda/ocs / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES