O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a Organização Mundial da Saúde e o Escritório Regional de Saúde lançaram a iniciativa que inclui também a vacinação de menores que não tenham nenhuma dose do medicamento e controle nutricional.
Segundo aquela agência da ONU no país africano, vão tratar de desnutrição aguda, desparasitação intestinal e fornecer gotas de vitamina A.
As grávidas e lactantes que frequentarem os centros de saúde credenciados serão examinadas para detectar desnutrição e receberão imunógenos contra a Covid -19.
Como parte da implementação do Acordo de Paz de Pretória, que encerrou em novembro passado o conflito armado entre as tropas do governo da Frente de Libertação do Povo Tigray (TPFL), também continua a entrega de ajuda humanitária e outros suprimentos na região.
O diretor de Relações Públicas da Comissão Etíope de Gestão de Risco de Desastres, Debebe Zewde, confirmou na segunda-feira que um total de 282.934 toneladas métricas de alimentos e ajuda humanitária foram distribuídas desde novembro passado até aquele momento em Tigray, Amhara e Afar.
Apesar desse volume entregue, mais de 5,2 milhões de pessoas em Tigray, mais de 2,4 milhões em Amhara e mais de 715.000 Afar precisam atualmente de assistência humanitária, revelou Zewde em declarações à televisão estatal Fana Broadcasting Corporate.
Acrescentou que o governo nacional forneceu 15.666 toneladas de ajuda e o restante foi aportado pelos parceiros.
5.938 toneladas de alimentos nutritivos foram distribuídas a mães com crianças lactantes, menores, grávidas e idosos.
Após 10 dias de diálogo em Pretória, África do Sul, no dia 2 de novembro, com a mediação do ex-presidente da Nigéria Olusegun Obasanjo, enviado especial da União Africana, do Governo e da Frente, imerso em um confronto armado desde o final de 2020, eles anunciaram a cessação das hostilidades.
Além do cessar-fogo, o pacto incluía a retomada da ajuda humanitária à população da jurisdição e a cura e reconciliação, como pilares para preservar a soberania e integridade da Etiópia.
oda/nmr/cm