Este resultado foi determinado pelo declínio constante na fabricação, que foi de 3,6 pontos naquele período, particularmente na fabricação de produtos químicos.
Isto reverte a tendência positiva mostrada em janeiro, de acordo com a declaração do INE divulgada na sexta-feira.
A produção de mineração aumentou em 1,7%, impulsionada pelo setor metalúrgico, onde houve um aumento na mineração e processamento de cobre.
O Chile é um dos principais produtores mundiais deste metal, embora com exceção da Codelco, que foi nacionalizada em 1971 pelo então presidente Salvador Allende, as outras grandes corporações sejam de propriedade estrangeira, incluindo a BHP da Austrália e as multinacionais Antofagasta Minerals e Anglo American, entre outras.
O relatório do INE também incluiu a situação tensa no comércio, onde a atividade de varejo caiu drasticamente em 10%, o que não pôde ser compensado pelo fraco crescimento do setor atacadista de 0,5 pontos.
A economia nacional global caiu 5,8% em 2020, quando a pandemia de Covid-19 começou, mas se recuperou em 11,7 pontos em 2021 e fechou no ano passado em 2,4.
O principal obstáculo no momento é a alta inflação, que está atingindo com mais força os bolsos dos estratos médio e baixo da população.
mgt/car/eam/bm