Seis lutadores de Cuba atuarão na Quadra da Paz do Setor Playa Grande, em La Guaira, uma das três sedes do evento poliesportivo que receberá cerca de 3.500 atletas de 11 países, incluindo a Rússia como país convidado.
Reynabell Grant (50 kg), Lianet Gómez (60 kg), Arianne Imbert (66 kg) e Yakelin Stornell (75 kg), além de Idamelis Moreno (54 kg) e Legnis Cala Maso (57 kg) cairão em história como as primeiras cubanas a competir em uma competição internacional depois que a prática do boxe feminino foi oficialmente estabelecida na Ilha em 17 de dezembro de 2022, lembra a revista JIT.
“Eles estão bem preparados e vão dar um bom show. O objetivo é avaliar seu desempenho com vistas aos Jogos da América Central e do Caribe em San Salvador 2023”, disse o técnico Santiago Suárez, citado pelo JIT.
Segundo o técnico Stornell, ela é a mais experiente e com mais experiência internacional, pois como lutadora representou Cuba e conquistou várias medalhas em jogos pan-americanos.
A competição de boxe Alba será realizada de 22 a 27 de abril na confortável Cancha de Paz, uma obra que pertence à estratégia nacional da Grande Missão “Por toda a vida Venezuela”.
Esta iniciativa é coordenada e apoiada com recursos econômicos pelo Ministério do Interior, Justiça e Paz, seguindo a linha que o ex-presidente Hugo Chávez orientou para o combate à violência e para uma convivência segura. A meta é construir sessenta e cinco tribunais de paz em todo o país.
Os atletas desta quinta edição dos Jogos da ALBA que o governo venezuelano resgata após 12 anos sem disputar vêm de Antígua e Barbuda, Bolívia, Cuba, Dominica, Granada, Nicarágua, São Cristóvão e Nevis, São Vicente e Granadinas e São Lucia, além de anfitriões e convidados russos.
jcm/mh/ml