A vitória do jovem maratonista surpreendeu os conhecedores, que conseguiu com o tempo de duas horas, sete minutos e 14 segundos, à frente do compatriota Guye Adola e do queniano Josphat Boit.
Ayana levou a melhor nos últimos cinco quilômetros, na prova de 42,195, conquistando seu primeiro grande sucesso internacional.
Entre as mulheres, a glória parisiense coube à vice-campeã mundial de 2015 Kiprop (37 anos), seguida no pódio pelas etíopes Atalel Anmut e Fikrte Wereta.
A vitória da veterana materializou-se numa espécie de sprint, com o tempo de duas horas, 23 minutos e 17 segundos, apenas dois segundos à frente do subtítulo.
A Maratona de Paris em sua 46ª versão foi disputada em uma fria manhã de primavera, sem que a temperatura frustrasse a festa popular que representa.
A largada aconteceu na emblemática Champs Elysées e o encerramento na avenida Foch, com a passagem por locais famosos da Cidade Luz, como a Place de la Concorde, as óperas Garnier e Bastille, a Torre Eiffel, a catedral de Notre-Dame, os museus Grand Palais e Orsay, e o bosques de Vincennes e Boulogne.
ro/wmr/hb