Na segunda-feira, mais de 200 jovens de diferentes províncias escalarão Caballete de Casa, nas montanhas Escambray, onde o comando do Comandante Ernesto Che Guevara esteve baseado durante a etapa final da luta contra a tirania de Fulgencio Batista em 1958.
Este local, a mais de 650 metros acima do nível do mar, foi o lugar escolhido pelo guerrilheiro argentino-cubano para estabelecer uma das áreas de treinamento da coluna 8 do Ciro Redondo em sua cruzada a partir da Sierra Maestra, no leste do país.
No dia anterior, um acampamento anti-imperialista foi realizado no acampamento La Hormiga para homenagear a Guerrilha Heroica no 95º aniversário de seu nascimento, a ser comemorado em 14 de junho.
Esta ocasião foi a ocasião para celebrar o 62º aniversário da fundação da Organização dos Pioneiros José Martí (OPJM) com a apresentação de cartões de filiação aos novos membros da instituição para crianças. Também foram realizadas conversas com veteranos que participaram da luta revolucionária nesta área.
Em Caballete de Casa, cerca de 15 edifícios rústicos foram preservados, incluindo a sede, dormitórios, armaria, as instalações da fábrica da Rádio Rebelde e o anfiteatro.
Devido a seu valor histórico, é um dos seis Monumentos Nacionais da província de Sancti Spíritus, desde 30 de dezembro de 1981, e um local obrigatório para interpretar a área de operações da ofensiva rebelde nos últimos dias da ditadura Batista.
mem/rga/bm