Seu relatório de quarta-feira acrescenta que este indicador (comércio mundial) foi inferior aos 3,5% refletidos pela OMC em sua previsão de outubro passado.
Ao mesmo tempo, observa que nos três primeiros trimestres de 2022, o crescimento médio anual do volume de comércio de mercadorias foi de 4,2%, mas depois caiu para 2,4% no quarto trimestre, causando uma queda para 2,7%.
De acordo com o relatório, este rebaixamento se deve a vários fatores, incluindo os altos preços globais das commodities, o aperto das políticas monetárias em resposta à inflação, e os surtos de Covid-19 que perturbaram a produção e o comércio na China.
Além disso, a OMC observou que o custo dos produtos alimentícios no mundo todo aumentou 18% no ano passado e o dos fertilizantes em 63% em comparação com 2021.
Em 2022, os preços dos alimentos subiram 18% em comparação com 2021, incluindo um aumento de 21% nos valores dos cereais. Os preços dos fertilizantes registraram um aumento ano a ano ainda maior de 63%, diz o documento.
mem/rfc/bm