Desde o final de março, a comuna lançou o apelo a todos os interessados em participar numa tradição que remonta a 2011 e que conta com vários Recordes do Guinness, o último, no ano passado, com 6.125 metros em toda a extensão da Avenida La Reforma.
Assim, mudou a sua localização tradicional do Paseo La Sexta, zona 1, para garantir mobilidade e distanciamento devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19.
Cerca de dois mil voluntários deram vida ao enorme tapete feito de serragem, flores, frutas e outros elementos, que simbolizam a fé e a veneração da comunidade católica guatemalteca e uma oportunidade de convivência entre as famílias e suas diferentes gerações.
Na ocasião, como neste ano, será realizada a recepção da procissão do Cristo Reclinado do Calvário e Rainha da Paz, uma das mais emblemáticas da Semana Santa neste país e também entre as maiores com 140 armas de portadores.
A procissão sairá às 15h00 hora local, pelo que o manto no chão deverá estar pronto pelo menos uma hora antes, pelo que a sua preparação terá início muito cedo pela manhã.
Juntamente com a Arquidiocese da Guatemala e a Igreja El Calvario, o município fornecerá serragem, pós coloridos e moldes, os principais elementos para dar asas à criatividade dos guatemaltecos.
Agora terão aproximadamente 3,5 quilômetros de extensão, com ponto de partida em frente à própria sede do poder local, e a expectativa é bater um novo recorde.
oda / mmc / fav