A possível presença de tropas alemãs na Ucrânia é uma linha vermelha que não deve ser atravessada, Habek foi citado como dizendo pela estação de rádio Deutschlandfunk.
A Alemanha não deve nos tornar participantes da guerra, e é importante que esta fronteira seja sempre mantida.
Quando perguntado onde ele pessoalmente desenhou uma linha vermelha, Habek respondeu que era a presença de tropas alemãs na Ucrânia.
Na última segunda-feira, o ministro chegou a Kiev com uma pequena delegação de empresários para uma visita sem aviso prévio.
Os principais tópicos da viagem foram os problemas de restauração da Ucrânia e a cooperação no setor de energia.
Habek visitou a Ucrânia pela primeira vez desde o início da operação militar especial da Rússia e em sua capacidade como ministro federal.
Em maio de 2021 visitou o país como presidente dos Verdes e mais tarde foi duramente criticado mesmo em seu próprio partido por exigir o fornecimento de armas defensivas a Kiev.
O chanceler federal Olaf Scholz, por sua vez, declarou repetidamente que a Alemanha e a Organização do Tratado do Atlântico Norte como um todo não se tornarão parte do conflito na Ucrânia, mas que o Ocidente continuará a apoiar a Ucrânia enquanto for necessário.
mem/amp/bm