A Unidade do Programa Global de Controle de Doenças Tropicais Negligenciadas da OMS explicou em uma declaração que a mudança climática aumentou este tipo de vetor, devido à altitude e latitude, razão pela qual a transmissão é vista onde antes não era vista.
Na Espanha, a distribuição do mosquito está aumentando e os países onde o aedes aegypti foi introduzido também aumentaram sua presença, o que é alarmante, portanto o risco está presente.
A OMS pediu para estar preparada para detectar alguns casos durante a primavera e o verão na Europa e no hemisfério norte.
A mensagem da agência internacional afirma que cerca de 129 países estão atualmente em risco de dengue, que é endêmica em mais de 100 países.
Observa que, até o presente ano, já houve cerca de 135.000 casos nas Américas em 31 de março.
É importante notar que os mosquitos não nascem com os vírus em seus corpos; eles são adquiridos apenas mordendo uma pessoa infectada e depois os transmitem mordendo outras. Somente as fêmeas mordem, pois necessitam de sangue para produzir seus ovos, portanto, são as únicas que podem transmitir as doenças mencionadas acima.
mem/joe/bm