Com sede na cidade oriental de Holguín, o evento permitiu, durante estes dias, conhecer as propostas dos novos atores econômicos, bem como as alianças com a empresa estatal socialista, a fim de fazer Cuba crescer a partir de seu espaço.
Um exemplo dessas parcerias é o da Avícola de Holguín e da padaria privada Don Yovani, para o fornecimento de ovos de codorna para diversos doces de padaria; enquanto a empresa Productora y Distribuidora de Alimentos encontrou a solução para suas necessidades tecnológicas na empresa Maxtec.
Uma das empresas estrangeiras que apresentou propostas atraentes foi a empresa dominicana DomIberica International, que visa estabelecer o gosto pelos vinhos espanhóis no país e fornecer produtos para padaria e confeitaria, cosméticos, produtos de higiene pessoal, assim como alimentos e outras bebidas e bebidas alcoólicas.
Precisamente, esta empresa é um exemplo do interesse dos cubanos que vivem em outros países em investir aqui e em criar vínculos de trabalho com a comunidade empresarial nacional.
Muitas das potencialidades dos participantes do evento foram reconhecidas pelo representante comercial de Trinidad e Tobago, Jude Carasquero, que destacou as intenções de explorar tudo o que a província tem a oferecer em termos de indústria, bebidas, alimentos e serviços em geral.
Como destacou o governador de Holguín, Julio César Estupiñán, “a Feira é uma possibilidade de abrir caminhos para outros mercados e, ao mesmo tempo, uma oportunidade para aprender mais sobre a concorrência e como melhor comercializar e consolidar a imagem da marca ExpoHolguín”.
A cerimônia de encerramento do evento está marcada para esta noite, com a entrega de prêmios nas categorias de Imagem e Comunicação, Qualidade de Produto (Bens e/ou Serviços), Design de Produto (Bens), Gestão Empresarial e o Grande Prêmio ExpoHolguín-2023.
jcm/mlp/bm