Milhares de paroquianos participarão das cerimônias religiosas da Sexta-feira Santa que ocorrerão em vários municípios, apesar do clima de insegurança no país.
Na capital equatoriana, espera-se que mais de 200.000 pessoas acompanhem a procissão de Jesús del Gran Poder, que percorrerá as ruas do centro histórico.
Enquanto isso, na cidade costeira de Guayaquil, os fiéis participarão de mais de sete procissões, como a do Cristo del Consuelo, uma tradição de mais de 60 anos.
Além das Estações da Cruz, haverá muita fanesca, um prato típico equatoriano semelhante a uma sopa que é consumida durante a Semana Santa em restaurantes, casas e até mesmo bancas de rua neste país andino.
Esta sexta-feira será o primeiro dia de um feriado que durará até domingo 9 de abril, quando milhares de equatorianos viajarão por todo o país.
As autoridades indicam que pelo menos 100.000 pessoas sairão de Quito neste fim de semana para desfrutar de resorts de praia e outras áreas recreativas, apesar da escalada da insegurança.
Para impulsionar o turismo, o governo nacional decidiu baixar o Imposto sobre o Valor Agregado (IVA) de 12% para 8% em hotéis, restaurantes, lanchonetes e outros estabelecimentos ligados ao setor.
A Polícia Nacional, por sua vez, informou que um total de 52.198 soldados estarão nas ruas durante as próximas férias para proteger os cidadãos em meio ao clima de violência no país.
mem/avr/bm