22 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Mães da Plaza de Mayo apoiam vice-presidente argentino

Argentina-Madres-Respaldo-Cristina

Mães da Plaza de Mayo apoiam vice-presidente argentino

Buenos Aires, 8 de abr (Prensa Latina) A Associação Mães da Praça de Maio confirmou hoje sua participação na próxima quinta-feira em uma mobilização no Palácio dos Tribunais da capital para denunciar a perseguição judicial contra a vice-presidente argentina, Cristina Fernández.

Por meio de seu perfil na rede social Twitter, a referida entidade indicou que seus integrantes participarão de sua marcha número dois 348 em torno da Pirâmide de Mayo e depois se juntarão à manifestação convocada por organizações sociais, sindicais e políticas na Plaza Lavalle, em frente ao Tribunal Supremo.

As Madres garantiram que a manifestação será em “defesa da democracia e de repúdio à máfia judiciária”.

Em declarações recentes, o presidente do Partido Justicialista nesta capital, Mariano Recalde, precisou que outros grupos como a Frente Renovadora e a Confederação Geral do Trabalho estarão presentes.

A Frente Grande Nacional e a Central de Trabalhadores da Argentina, entre outros, também confirmaram sua participação.

Isso faz parte de uma série de ações que tomaremos para condenar as tentativas de cassar o vice-presidente. Expressaremos que a atual Corte não corresponde a um país democrático, destacou Recalde.

Fernández é nossa principal opção para as eleições de 22 de outubro. Ela é a líder com a necessária experiência e habilidade política. Além disso, conta com a confiança do povo para enfrentar os desafios que estão por vir. Ela é a única motorista, mas é ela quem deve decidir o que é melhor, disse.

Em 6 de dezembro de 2022, o Tribunal Oral Federal 2 condenou Fernández a seis anos de prisão e sua inabilitação perpétua para o exercício de cargos públicos por supostas irregularidades na adjudicação de 51 obras entre 2003-2015, fatos que o vice-presidente rejeitou e negou durante três anos de audiências.

O ex-presidente denunciou a existência de uma máfia, de um Estado paralelo e de um partido judiciário que não tolera que alguém faça o contrário do que diz, e governe e decida fora de todos os estamentos.

Após esse evento, Fernández anunciou que não concorreria às eleições para evitar que o peronismo tivesse um candidato banido.

No entanto, as organizações insistem em sua participação na nomeação nas urnas.

A mobilização aos Tribunais será no dia 13, já que nesse dia se completam sete anos desde que o também chefe do Senado foi intimado pelo desembargador Claudio Bonadío para depor no processo denominado Dólar Futuro, por suposta fraude em detrimento de a administração pública.

Fernández foi demitida em 2021, mas a partir desse momento a perseguição judicial contra ela se intensificou.

rgh/gas/bj

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES