Conforme explicou à Prensa Latina o produtor Roberto King, um dos apresentadores, após uma temporada de sucesso em Buenos Aires, a encenação de Una será apreciada pelo público graças a uma gestão da embaixada italiana no istmo.
One, acrescentou, é baseado no romance Um, Nenhum e Cem Mil, sobre a decomposição da personalidade, escrito pelo prêmio Nobel italiano Luigi Pirandello, tem direção do também italiano Giampaolo Sama e é estrelado pela destacada atriz argentina, Miriam Odorico. .
Amplamente reconhecido nos palcos sulistas, Odorico foi aplaudido aqui no Festival de 2008 na obra La omission de la familia Coleman, da companhia Timbre 4 e Claudio Tolcachir.
Neste encontro com o melhor do teatro e da dança contemporânea do mundo, indicou King, também estarão presentes elencos do Brasil, Colômbia, Chile, Espanha, México e Panamá, entre outros.
Ele também indicou que esse encontro busca reunir as melhores empresas e especialistas do mundo na ilha, com ênfase na América Latina.
A FAE 2023 realiza segmentos sociais gratuitos como sua seção dedicada aos bairros, com atendimento pela primeira vez no teatro infantil de escolas estaduais de ensino fundamental de setores populares.
Eles também ministrarão o chamado Laboratório de Formação, que permite que alunos de artes cênicas de escolas públicas e universidades e jovens artistas aprimorem seus conhecimentos por meio de atividades de formação ministradas por professores reconhecidos.
Na programação destaca-se a tradicional Festa ao ar livre, que oferece às famílias arte e cultura em praças do Centro Histórico da capital.
Este projeto, explicou King, reforça e atualiza o desenvolvimento das artes performativas nacionais, cria públicos mais qualificados, é uma atração para artistas, especialistas, público e turistas, para além de contribuir para a dinamização econômica e cultural do país.
jha/ga/bj