Na verdade, esta é a primeira vez que a ilha participa de uma competição regional desta secular exposição e disciplina de contato originada na China, uma oportunidade que gera entusiasmo entre os membros da equipe liderada pelo Professor Roberto Vargas Lee.
Segundo a revista esportiva JIT, os expoentes Wushu cubanos competirão nos esportes de Taolu (combate imaginário), mas não em Sanda (combate livre), a outra modalidade em competição.
A lista ratificada por Vargas Lee é composta por Hiroshi Torres Palomo, Leandro Cordero Pérez, Aldahir Rego Videaux, Cynthia Rodríguez Justo, Rafael Alonso Sánchez e Elisabet Pupo Góngora, também supervisionados pelo técnico Meyling Wong Chiu e Carlos Rodríguez Cordoví.
A competição de Wushu será realizada de 22 a 24 de abril no Ginásio Gastón Portillo da Academia Militar da Marinha, no município de Vargas, estado de La Guaira, que também sediará a competição de vôlei de salão.
A Venezuela resgata este evento, também conhecido como os Jogos da Amizade, após 12 anos sem ser realizado. Os anfitriões esperam aproximadamente 3.500 participantes, incluindo atletas, técnicos e funcionários da federação de 11 países, incluindo a Rússia como nação convidada, que competirá em sete esportes com 48 atletas.
As 33 disciplinas terão lugar em Caracas e nos estados de La Guaira e Miranda, localizados na Região da Capital.
nmr/mh/bm