4 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Destaque no México críticas ao FMI-BM políticas em sua reunião

Destaque no México críticas ao FMI-BM políticas em sua reunião

Cidade do México, 10 abr (Prensa Latina) Fortes críticas às políticas obsoletos, intervencionistas, discriminatórios e malsucedidos, estão surgindo em todo o mundo quando as reuniões de primavera começam hoje em Washington do Banco Mundial (BM) e o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Isso foi destacado em seu A edição desta segunda-feira do jornal mexicano La Jornada com reportagens de seus correspondentes em Washington e Nova York, que cobrem a tradicional reunião na sede do FMI na capital dos Estados Unidos, que terminará no próximo domingo.

As críticas, observou o jornal, vêm de quase todos os quadrantes, de nações em desenvolvimento, líderes internacionais e até mesmo de alguns de seus países membros mais poderosos por sua lento para reformar suas políticas e práticas para abordar eficazmente as alterações climáticas e o fracasso das suas estratégias de desenvolvimento.

Em janeiro passado, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, condenou o “sistema financeiro global moralmente falido… concebido para beneficiar os ricos e poderosos”, recordou La Jornada.

Eles citam em particular o Plano de Implementação de Sharm el-Sheikh, emitido na conclusão da cúpula de mudança climática COP27 no Egito em novembro, que pedia “uma transformação rápida e abrangente do sistema financeiro internacional e suas estruturas e processos”.

Ao mesmo tempo, as lideranças políticas eleitas nos últimos anos em algumas das principais nações latino-americanas questionam diretamente o modelo de desenvolvimento historicamente promovido por essas duas instituições multilaterais.

Essas pressões em favor de uma mudança no sistema apoiadas por essas duas instituições multilaterais estão forçando alguns dos maiores contribuintes dessas entidades a abraçar o apelo por uma reviravolta dramática, indicaram os correspondentes. Após a COP27, a França concordou em sediar uma conferência em junho próximo chamada Cúpula para um Novo Pacto Financeiro Global, para a qual já confirmaram sua o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, compareceu; e a primeira-ministra de Barbados, Mia Motley, uma líder ambiental.

A revista britânica The Economist descreveu o FMI como uma instituição que sofre com uma crise de identidade e está paralisada porque aspira a representar o mundo, mas é um clube controlado pelos Estados Unidos.

O Banco Mundial, que tem papel diferente do FMI, respondeu às críticas traçando o que chama de “roteiro evolutivo” que será apresentado aos dirigentes da instituição nesta semana.

Ele acrescentou que o grupo WB ela tem que evoluir em resposta à confluência sem precedentes de crises globais que prejudicaram o progresso do desenvolvimento e ameaçam as pessoas e o planeta.

60% dos países de baixa renda são altamente endividados e altamente vulneráveis. Críticos dizem que é preciso arrecadar dinheiro e mudar paradigma de desenvolvimento do FMI e o BM.

mgt/lma/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES