As fontes, citadas pela agência nacional SANA, indicam que uma caravana de 77 viaturas, incluindo 32 petroleiros carregados com petróleo bruto, saiu dos campos petrolíferos no nordeste da província de Hasakeh, e entrou no Iraque pela passagem ilegal de Al-Walid.
A coluna, como nas anteriores, era guardada por integrantes armados das chamadas Forças Democráticas Sírias (SDF), formação ilegal financiada e patrocinada por Washington.
esse saque Ocorre enquanto o país enfrenta uma catástrofe humanitária causada por terremotos recentes e em meio à escassez de derivados de petróleo devido à ocupação pelos Estados Unidos de áreas que contêm mais de 90 por cento dos depósitos de hidrocarbonetos.
A Síria produzia antes da guerra, em 2011, mais de 380.000 barris de petróleo bruto por dia, mas esse número caiu para apenas 80.000, 66.000 dos quais são saqueados pelas tropas americanas e pelas SDF.
O Ministério das Relações Exteriores da Síria revelou recentemente que as perdas no setor petrolífero totalizaram 105 bilhões de dólares, enquanto 235 trabalhadores do setor perderam a vida, 46 ficaram feridos e 112 continuam desaparecidos após serem sequestrados.
mem/fm/ls