Em sua conta no Twitter, o presidente lembrou como Martí descreveu a façanha ao escrever “Chegamos a uma praia de pedras, A Playita (no pé de Cajobabo); fiquei como último esvaziando o barco, grande felicidade”.
“Sem mais luz do que sua fé na justiça, ele sentiu uma grande felicidade”, acrescentou o chefe de Estado, referindo-se ao apóstolo da nação caribenha.
Notas históricas indicam que após uma difícil viagem por mar, os heróis conseguiram chegar à ilha em 11 de abril de 1895 através da Playita de Cajobabo, localizada na província de Guantánamo.
Mas os cubanos retomaram suas lutas pela independência da Espanha em 24 de fevereiro do mesmo ano sem a presença das principais lideranças.
Em 1º de abril de 1895, Antonio Maceo, Flor Crombet, José Maceo e outros patriotas chegaram à costa cubana através de Duaba, no leste do país; enquanto Gómez, Martí, Marcos del Rosario e outros chegaram 10 dias depois, após uma viagem noturna com mar agitado.
Poucos dias depois da sua chegada à ilha, o Herói Nacional foi promovido a Major-General do Exército de Libertação, fato que dissipou certas dúvidas sobre a validade da sua direção no teatro de operações.
mem/mpp/hb