23 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Autoridades francesas recuperam valiosas obras de arte em Porto Rico

Autoridades francesas recuperam valiosas obras de arte em Porto Rico

San Juan, 12 de abr (Prensa Latina) As autoridades francesas recuperaram hoje na Fundação Michele Vasarely de Porto Rico, com a ajuda do Federal Bureau of Investigation (FBI) dos Estados Unidos, obras de arte avaliadas em mais de 40 milhões de dólares.

As obras, eixo de uma disputa na nação europeia, foram na sede da Fundação Michele Vasarely, na Velha San Juan, no que era o antigo prédio do Colégio de Párvulos, onde também reside Michele Taburno Vasarely, que foi a segunda esposa de seu filho Jean Pierre Vasarely, também conhecido como Yvaral, que morreu em 2002.

A mulher mora na capital porto-riquenha há mais de 10 anos, à frente da fundação, amparada por uma lei especial que a isenta do pagamento de impostos.

Os agentes, com as mãos enluvadas, retiraram do local cerca de cem obras embaladas individualmente.

A porta-voz do FBI em Porto Rico, Limary Cruz-Rubio, limitou-se a dizer aos repórteres que o trabalho da polícia federal dos Estados Unidos respondia a uma colaboração com os franceses como parte de um memorando de entendimento.

Ao que tudo indica, as obras do artista francês de origem húngara Victor Vasarely, falecido em 1997, e seu filho Yvaral, recuperado pelos agentes, estariam ilegalmente nesta ilha caribenha, razão pela qual se tornaram parte de uma disputa familiar de herança.

A Fundação Michele Vasarely em Old San Juan estabelece em seu site que sua missão é divulgar a obra do pintor francês falecido em 1997.

Os moradores da rua San Sebastián, na cidade histórica, ficaram surpresos com a operação e alguns, como Blanca Gandía, expressaram seu descontentamento com Michele Taburno Vasarely por ter alterado alguns aspectos da estrutura histórica, enquanto outros a descreveram como uma pessoa discreta que adora gatos.

Pierre Vasarely, neto do pintor francês e filho de Yvaral, exigiu a devolução das obras, aspecto em que um tribunal parisiense o favoreceu em 2012.

oda/nrm / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES