“Quando a instabilidade reina na política mundial e na economia mundial, gostaria de dizer que o espaço sideral é uma das poucas plataformas onde a colaboração entre a Rússia e países estrangeiros, incluindo os ocidentais, continua”, disse o chefe do Senado russo na ocasião do Dia da Cosmonáutica.
Ele disse que seu governo defende a preservação do intercâmbio nessa área, que reúne cientistas, projetistas, engenheiros, pilotos e cosmonautas de diferentes nações.
“Sentimos um orgulho especial de nossa pátria, pois a cosmonáutica se tornou parte integrante do complexo econômico nacional da Rússia, um elo essencial para garantir sua capacidade de defesa e progresso tecnológico em muitas áreas”, disse Matvienko.
O chefe parlamentar agradeceu o trabalho dos especialistas que contribuem para a realização de centenas de experimentos diversos, estudos para fabricação de alta tecnologia e sistemas de comunicação.
“Durante este feriado, as palavras mais calorosas são dedicadas aos veteranos da indústria que permaneceram fiéis à sua profissão por toda a vida, transmitindo aos jovens a inestimável experiência acumulada.
Desejo saúde e bom serviço à Pátria a todos os que hoje se encontram no espaço e na vigilância do espaço! concluiu a sua mensagem.
Em 12 de abril de 1961, o cosmonauta e piloto soviético Yuri Gagarin tornou-se o primeiro ser humano a viajar para o espaço sideral a bordo de sua cápsula Vostok 1, lançada do Cosmódromo de Baikonur e completou uma órbita da Terra.
oda/hoo / fav