O Adora Center, no sul da cidade de Ho Chi Minh, sediará o evento, considerado uma plataforma única para reunir os principais operadores de parques eólicos, fabricantes de turbinas e componentes, investidores, operadores de redes e fornecedores de soluções tecnológicas, entre outros.
A AWE 2023, conforme informado no fórum e site da expo, visa lançar as bases para o desenvolvimento, investimento e parceria entre todos os pares do setor, além de antecipar e gerenciar as mudanças que precisam ocorrer no grande mercado.
O mercado de energia eólica na Asean, aponta o portal eletrônico, tem experimentado um crescimento significativo desde 2017, com países como Vietnã, Tailândia e Filipinas na vanguarda.
De acordo com a Agência Internacional de Energia Renovável, o Sudeste Asiático tinha uma capacidade eólica instalada cumulativa de 8,5 GW no final de 2020 e a capacidade projetada é de 35 GW até 2030, se as políticas e metas atuais forem alcançadas.
Mas, apesar do crescimento vivido, persistem desafios como a falta de políticas de apoio e marcos regulatórios, e outros de cunho financeiro para projetos de energia eólica, alertou a instituição.
Segundo a própria fonte, o Vietnã é e continuará a ser de longe o maior mercado eólico da região, com uma capacidade de geração de 13,9 GW prevista para 2025.
oda/mpm / fav