Um relatório apresentado por ocasião do 171º aniversário da Polícia Estadual também indica que o Centro Nacional de Contraste de Pornografia Infantil Online (Cncpo), dessa força, coordenou quatro.618 operações no ano passado e investigou 1.466 sujeitos.
Os especialistas do Cncpo analisaram o conteúdo de 25.896 sites da Internet e incluíram 2.622 em uma lista negra, para impedir o acesso a eles desde o território italiano.
12 Foram realizadas operações feitas pelos escritórios territoriais daquele órgão, algumas das quais realizadas sob cobertura, muitas delas com base nos relatórios recebidos no âmbito da cooperação internacional realizada pelo Centro.
9.366 casos de assédio, ameaças, extorsão sexual, substituição de pessoa, tratamento ilegal de dados pessoais, discurso de ódio, bem como propostas de suicídio foram registrados nas redes, e 1.169 suspeitos foram investigados, dos quais 11 foram presos.
Grandes avanços também foram relatados na luta contra os crimes de ódio, com especial atenção aos atos de intimidação contra jornalistas.
Em relação a golpes online, foram recebidas 15.699 denúncias, das quais 3.570 pessoas foram investigadas, das quais 17 foram presas.
O relatório destaca o aumento significativo de tais eventos relacionados com atividades comerciais na Internet, que totalizaram 3,57 casos, com fraudes num valor superior a 90 milhões de euros no total.
Por outro lado, em 2022, o Centro Nacional de Crimes Informáticos para a Proteção de Infraestruturas Críticas (Cnaipic) enfrentou 405 ataques em todo o país contra sistemas informáticos de importância estratégica, acrescenta o relatório.
jha/ort / fav