Um porta-voz do evento disse, em declarações divulgadas esta quinta-feira no site digital do canal de televisão Sky TG24, que o evento, sob a designação de Urbs Scripta, decorrerá até 16 de abril, com sede em localidades famosas como Fontego dei Tedeschi, Palazzo Ducale e Lazzaretto Nuovo.
Os participantes vão falar sobre a história de 600 anos do grafite naquela cidade, incluindo aqueles relacionados a navios, figuras humanas, slogans eleitorais, lamentos por prisioneiros, datas e símbolos religiosos que estão expostos em igrejas, palácios e monumentos.
São “testemunhos importantes de pessoas comuns que, na tentativa de eternizar acontecimentos pessoais, datas ou desenhos, transformaram os monumentos da cidade em suportes preciosos, incluídos no inesgotável patrimônio histórico e cultural de Veneza”, disse a fonte.
No âmbito deste festival, conforme especificado, incluirá debates de especialistas, a exibição de documentários e uma exposição fotográfica dedicada ao graffiti de Simone Padovani, que será exibida na Sala San Leonardo.
jha/ort / fav