A inflação na zona euro deve continuar a cair nos próximos meses devido à queda dos preços da energia e à subida das taxas de juro, mas ainda existem incertezas, alertou esta sexta-feira a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde .
Ele disse que espera que a inflação na zona do euro continue caindo. No entanto, essa perspectiva permanece cercada por considerável vacilação, disse Lagarde.
Após uma recuperação no ano passado, a inflação na zona do euro diminuiu, mas essa tendência continuará à medida que as pressões de preços diminuírem e a política monetária controlar cada vez mais a demanda.
No entanto, Lagarde alertou que o BCE continua cauteloso em suas previsões devido aos inúmeros riscos de alta e baixa.
Ele explicou que pressões mais fortes nas cadeias de suprimentos ou aumentos de salários ou benefícios acima do esperado podem levar a uma inflação mais alta.
Apesar de cinco meses consecutivos de queda, a inflação mantém-se num nível muito elevado na zona euro, nos 6,9 por cento em março, e o BCE acredita que não atingirá o objetivo de cerca de dois por cento do indicador até 2025.
mem/rfc/dnsa