O VI Festival de Cinema Europeu em Cuba, até 23 de abril, propõe a partir de agora a exibição de filmes premiados com o prêmio Lux – um prêmio de cinema conferido pelo Parlamento Europeu-, que abordem temas como migração, relações familiares e formas de da vida. Com exibições nas salas 23 e 12 de Havana, Chaplin e La Rampa, a mostra reúne 14 filmes da Alemanha, Bélgica, França, Itália, Dinamarca, Holanda, Suécia, Portugal e Romênia, representativos da melhor cinematografia atual da região.
Entre essas propostas, destacam-se títulos como STYX (2018), Delicate (2021), Close e Rompesistema, ambos de 2022.
No Museu da Cidade, em Havana Velha, a exposição Memórias da Europa será inaugurada no dia 19 de abril, enquanto na Plaza Vieja, também no Centro Histórico, você pode apreciar a exposição fotográfica Diversidade desde a última terça-feira.
Quanto ao evento, na sede da Aliança Francesa, na Avenida Prado, estará à disposição do público até o dia 6 de maio a exposição De Toulouse a Havana, do pintor Moisés Finalé, um percurso por cartazes da obra pictórica do Artista cubano durante o período de 1992 a 2005.
No dia 21 de abril, será premiado o concurso de contos pela eliminação da homofobia, transfobia e bifobia, organizado pela União Européia (UE) em Cuba, os Estados membros com representação na ilha, o Grupo de Gênero da UE e o Conselho Nacional Institutos de Cultura do bloco comunitário (EUNIC) no país.
O objetivo é premiar o talento literário e sensibilizar para o tema, indicaram os seus promotores, entre os quais figura também o projeto CLIC Cuba-Europa.
Por outro lado, no dia 4 de maio será realizada a cerimônia de premiação da VIII edição do concurso infantil Dibujando Europa, com o tema Arquitetura cubana e europeia, como parte das comemorações do Ano da Art Nouveau.
ro/mml/ml