De acordo com a informação prestada pelo Serviço Agrícola e Pecuarista (SAG) durante o encontro, são 119 áreas sob controle sanitário e As áreas mais afetadas por esta doença são Coquimbo, Atacama e Valparaíso.
Até agora, amostras foram coletadas de cerca de 39.000 aves, das quais 91 deram positivo para o vírus; 6.284 plantas industriais foram monitoradas, com oito casos confirmados; e Foram analisados 3.700 animais silvestres.
No total, está confirmada a presença da gripe aviária em 41 espécies, embora o ministro Valenzuela tenha dito que a situação ainda não é gravíssima.
Estamos discutindo com o México a retomada das exportações de carne branca e ovos, que já começaram a ir para os Estados Unidos, disse o funcionário.
Com relação aos empresários, as autoridades estudar concessão de créditos emergenciais e reforçar as medidas de biossegurança em conjunto com o SAG.
O ministro destacou que até o momento os focos detectados estão sob controle e a transferência do vírus para campi ou pátios próximos foi impedida.
A situação é moderadamente boa, afirmou, ao contrário de outros países onde a doença causou sérios danos a pequenas, médias e grande indústria.
jcm/car/eam/ls