A sexta reunião intergovernamental acontecerá de 25 a 28 de abril e será inaugurada por Santiago Cafiero, ministro das Relações Exteriores da Argentina, país que ocupa a presidência daquele órgão das Nações Unidas no biênio 2022-2024.
Durante o fórum, o secretário-executivo da CEPAL, José Manuel Salazar-Xirinachs, apresentará o documento “América Latina e Caribe a caminho de 2030: avanços e propostas de aceleração”.
Em 2015, a Assembleia Geral da ONU estabeleceu 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) a serem alcançados em oito anos, incluindo o fim da pobreza e da fome, saúde e bem-estar, educação de qualidade, igualdade de gênero e trabalho decente.
O texto da CEPAL examinará o cumprimento das metas relacionadas a água limpa e saneamento, energia acessível e limpa, indústria, inovação e infraestrutura, cidades e comunidades sustentáveis e alianças para alcançar os ODS.
Os países da região discutirão as estratégias para avançar na implementação da agenda Da ONU e recuperação pós Covid-19.
Em recente entrevista à Prensa Latina, a secretária executiva da CEPAL Ele afirmou que a pandemia causou a pior crise na América Latina em mais de 100 anos e objetivos como o fim da pobreza e a fome zero estão em zona de risco devido ao baixo ritmo de progresso, estagnação ou regressão.
ro/car/ls