De acordo com o site da organização internacional, uma reunião de cientistas agrícolas chefes e uma reunião precursora de líderes econômicos especiais está sendo realizada em Varanasi na segunda-feira.
O segundo grupo de trabalho sobre Saúde em Goa e o segundo grupo de trabalho sobre Economia Digital em Hyderabad também estão ocorrendo em paralelo, disse a fonte.
Após a entrega da presidência do G20 ao Primeiro Ministro Narendra Modi na cúpula de Bali em novembro de 2022, a Índia assumiu as rédeas em dezembro de 2022 e terá um sucessor até o final de 2023.
Em uma avaliação do trabalho de Nova Delhi até o momento como chefe deste grupo, destaca-se a participação de mais de 12.300 delegados de mais de 110 nacionalidades nos eventos realizados neste país.
De acordo com as autoridades, esta é uma das maiores presenças na história da organização.
Até o momento, 41 cidades em 28 estados já sediaram as reuniões e mais estão sendo organizadas com o total apoio e participação dos governos estaduais e territórios sindicais, disse o website do G20.
Sobre as especificidades deste período, o governo indiano também destacou a criação de um grupo de trabalho sobre redução do risco de desastres, um grupo de trabalho sobre novas tecnologias, bem como uma mesa redonda de assessores científicos.
Ele também mencionou que 11 Grupos de Engajamento fornecem uma plataforma para o diálogo entre o setor privado, a academia, a sociedade civil, a juventude e as mulheres, bem como instituições incluindo parlamentos, autoridades de auditoria e administrações urbanas.
Além da Índia, o G20 inclui Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Indonésia, Itália, Japão, República da Coréia, México, Rússia, Arábia Saudita, África do Sul, Turquia, Reino Unido, Estados Unidos e União Europeia.
Seus membros respondem por cerca de 85% do Produto Interno Bruto mundial, mais de 75% do comércio internacional e cerca de dois terços da população mundial.
mem/lrd/bm