23 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Rússia defendeu no Brasil solução duradoura para conflito com Ucrânia

Rússia defendeu no Brasil solução duradoura para conflito com Ucrânia

Brasília, 17 abr (Prensa Latina) O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, afirmou hoje aqui que seu país quer uma solução duradoura para o conflito armado com a Ucrânia e agradeceu todas as contribuições em busca de um recurso para que ela se materialize.

“Agradecemos a contribuição em busca da solução desse conflito, desse problema. Estamos levando isso em consideração e temos que resolver de forma duradoura. Isso é muito importante e o relacionamento bilateral será levado em consideração “, disse Lavrov, recebido por seu homólogo brasileiro, Mauro Vieira, no Palácio do Itamaraty, sede da Chancelaria.

Após o encontro, Vieira criticou as sanções unilaterais contra Moscou e defendeu a intensificação das negociações para resolver o confronto, com a participação de países amigos.

“Reforcei a disposição brasileira de contribuir para a solução pacífica do conflito, relembrando as declarações do presidente (Luiz Inácio) Lula (da Silva) no sentido de buscar facilitar a formação de um grupo de países amigos para mediar as negociações entre a Rússia e a Ucrânia”, disse ele.

Ele indicou que reiterou a posição do Brasil “a favor de um cessar-fogo negociado, com respeito aos direitos humanitários e de uma solução negociada com vistas a uma paz duradoura”.

Ele também insistiu na “posição brasileira sobre a aplicação de sanções unilaterais. Tais medidas, além de não terem a aprovação do Conselho de Segurança das Nações Unidas, têm um impacto negativo nas economias de todo o mundo, especialmente nos países em desenvolvimento”. .

Após o encontro com Vieira, no qual também foram abordados temas de relações comerciais, o chefe da diplomacia russa deve ser recebido por Lula.

A viagem de Lavrov, a primeira ao gigante sul-americano desde 2019, estava marcada há semanas e acontece após a visita do governante brasileiro à China e aos Emirados Árabes Unidos.

Ao final da viagem, Lula afirmou que os Estados Unidos devem parar de promover a guerra entre Moscou e Kiev, aludindo ao financiamento fornecido por Washington.

Ele estimou que a construção do confronto armado foi mais fácil do que será sua saída e “a decisão da guerra foi tomada por dois países”.

Ele indicou que mantém a intenção de criar um G20 para encontrar uma solução para a guerra, ou seja, um grupo de países que não tem participação no conflito.

O Brasil é a primeira parada de Lavrov em um tour pela região que depois o levará à Venezuela, Cuba e Nicarágua.

ro/ocs/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES