5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Chama sagrada está em La Guaira para a abertura dos Jogos da ALBA (+Foto)

Chama sagrada está em La Guaira para a abertura dos Jogos da ALBA (+Foto)

La Guaira, Venezuela, 18 abr (Prensa Latina) O fogo sagrado está hoje em La Guaira para a inauguração na sexta-feira, 21, dos V Jogos da ALBA Venezuela 2023, que durará até o dia 29 com competições também em Caracas e Miranda.

Atletas da especialidade de águas abertas trouxeram a tocha do mar na véspera como símbolo de união entre as ilhas do Caribe e a levaram ao Memorial Sebastián Francisco de Miranda de La Guaira, Complexo Histórico e Cultural.

Lá ela foi recebida por atletas de várias especialidades, antes que as forças de segurança do estado fizessem um desfile de honra.

Em seguida, eles o carregaram por várias ruas do Centro Histórico até a Casa Guipuzcoana, onde o Governador do estado, José Alejandro Terán, acompanhado por autoridades regionais e locais colocou a tocha no caldeirão; lá permanecerá até a cerimônia de abertura em meio a eventos culturais.

O governador disse à platéia que representa “orgulho poder dizer que La Guaira será a protagonista do sonho de Bolívar e Martí; a quinta edição dos Jogos da ALBA é uma realidade e faremos parte dela”, disse o presidente regional.

Terán comemorou que a Venezuela é sede de um evento dessa magnitude. “São 3.300 atletas que vêm à nossa terra, vindos de 11 nações irmãs, com este fogo sagrado e profundo orgulho os recebemos em nosso país”.

O governo do presidente Nicolás Maduro tem dado todo o seu apoio para resgatar a continuidade dessas justas após 12 anos sem acontecer e que foram concebidas para promover a amizade, a cooperação e a integração por meio do esporte. A primeira edição aconteceu em Cuba em 2005.

No domingo, as delegações de Santa Lúcia e São Vicente e Granadinas chegaram a solo venezuelano, enquanto na segunda-feira chegaram os primeiros contingentes de Cuba e Nicarágua, além de toda a representação de Dominica.

Atletas de outros seis países, Antígua e Barbuda, Bolívia, Granada, Rússia, como nação convidada, e Saint Kitts e Nevis, mais os anfitriões, competirão em 33 modalidades que colocarão em disputa 1.297 medalhas, sendo 387 de ouro, 387 de prata e 523 bronze.

Haverá justas de Xadrez, Atletismo, Basquete, Beisebol, Bilhar, Bocha, Boliche, Boxe, Ciclismo BMX Freestyle e Corridas.

Da mesma forma, estão programadas competições de mountain bike, pista e estrada, Dominó, Esgrima, Musculação, Futsal e Futsal, Ginástica, Judô, Karatê, Kenpo, Kickboxing, Luta Livre, Natação, Patinação, Pesos, Softball, Taekwondo, Tênis de Mesa, Indoor e vôlei de praia, e Wushu.

lam/mh/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES