Lavrov foi recebido no Aeroporto Internacional Simón Bolívar em Maiquetía, estado de La Guaira, pelo embaixador russo em Caracas, Sergey Mélik-Bagdasárov, o vice-ministro venezuelano para a Europa, Franklin Ramírez, e outras autoridades.
Como parte de sua agenda na capital, o diplomata russo realizará reuniões com o vice-presidente executivo Delcy Rodríguez, o ministro das Relações Exteriores Yván Gil, e será recebido pelo presidente Nicolás Maduro no Palácio Miraflores, a sede do governo.
Ontem, o presidente venezuelano anunciou que ele e Lavrov revisarão todas as questões de cooperação entre os dois países, que ultrapassam 300 acordos sobre comércio, energia, agricultura, alimentação, assuntos militares e técnicos, entre outros.
O presidente disse que tinha uma boa, bela e profunda amizade com o chefe da diplomacia russa e garantiu que a conversa com ele seria bastante interessante.
Maduro descreveu Lavrov como “um homem endurecido”, um dos mais influentes na política internacional e com mais de uma década à frente do Ministério das Relações Exteriores de Moscou.
Bem-vindo Chanceler Lavrov à América do Sul, América Latina, Caribe e Venezuela”, enfatizou o presidente.
Em 13 de dezembro, o diretor do Departamento para a América Latina do Ministério das Relações Exteriores russo, Alexander Shchetinin, chegou a Caracas em visita oficial, ocasião em que revisaram a agenda bilateral em aspectos políticos ligados à colaboração em fóruns multilaterais e à cooperação econômica.
Na ocasião, ambos os países realizaram a XVI Comissão Intergovernamental de Alto Nível e rubricaram novos acordos.
Shchetinin sublinhou a posição da Rússia de diálogo aberto e franco e observou que eles promovem relações de respeito mútuo com base no direito internacional.
jha/jc/glmv