22 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Brasil comemora o Dia dos Povos Indígenas com diversidade cultural

Brasil comemora o Dia dos Povos Indígenas com diversidade cultural

Brasília, 19 de abr (Prensa Latina) O Brasil comemora hoje o Dia dos Povos Indígenas, comemorado todo dia 19 de abril com programas diversos imersos na diversidade cultural, como forma de dar visibilidade aos direitos e aspirações das comunidades nativas.

Entre os destaques estão o evento nos jardins do Museu da República, com cantos e danças rituais, e a participação de representantes de 25 etnias, além do Festival das Culturas Indígenas, no Museu do Pontal, ambos estabelecimentos localizados na cidade do Rio de Janeiro.

A data em respeito aos índios foi criada durante o chamado Estado Novo do presidente Getúlio Vargas em 1943, com o nome de Dia do Índio.

A mudança para o Dia do Índio ocorreu em 2022, por meio de lei sancionada pela então deputada federal e atual presidente da Fundação Nacional do Índio, Joenia Wapichana.

Segundo Wapichana, o movimento teve o objetivo de “explicar a diversidade das culturas dos povos originários”.

Certa literatura especifica que em 19 de abril de 1940, um evento ocorrido em Pátzcuaro, município do estado mexicano de Michoacán, reuniu autoridades de quase todas as nações americanas, a fim de emitir recomendações para dar mais atenção à população indígena.

Essa data ficou conhecida como American Aboriginal Day, dando origem ao dia comemorativo.

Apesar de popular, o dia 19 de abril não é considerado feriado, apenas uma data comemorativa para celebrar a diversidade cultural do Brasil e de seus povos originários.

No dia 11 de janeiro, Sonia Guajajara foi empossada como Ministra dos Povos Indígenas.

A criação dessa pasta “sinaliza para o mundo o compromisso do Estado brasileiro com a emergência e a justiça climática”, declarou Guajajara na ocasião.

Além da inclusão, indicou, “reconhecimento e início da reparação histórica, invisibilidade e negação de direitos”.

Ela lembrou que as comunidades originárias estão “nas cidades, nas aldeias, nas matas, exercendo os mais diversos ofícios que se possa imaginar.

“Vivemos no mesmo tempo e no mesmo espaço que qualquer um de vocês, somos contemporâneos deste presente e vamos construir o Brasil do futuro, porque o futuro do planeta é ancestral”, destacou.

Um último censo nacional revelou que cerca de 900 mil brasileiros se reconhecem nativos. No entanto, nas últimas décadas, especialistas dizem que esse número aumentou. São famílias mestiças, expulsas de seus territórios ao longo do tempo e que agora buscam recuperar sua similitude coletiva.

Falar de índios no Brasil é aludir a terras, águas, rios e florestas com histórias, uma região de origem onde recordar é fortalecer a identidade.

npg/ocs / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES