Um evento quase incomum para esta parte da ilha caribenha foi acompanhado pela queda de grande granizo, pouco depois das cinco da manhã, em algumas localidades como Regla, Plaza, Centro Habana e San Miguel del Padrón entre outras, disse o Centro de Previsões daquela entidade.
Houve também fortes trovoadas, enquanto a estação meteorológica de Casablanca, no município de Regla, relatou ventos fortes ao norte, com velocidades entre 55 e 60 quilômetros por hora e chuvas fortes de curta duração.
Especialistas do Instituto de Meteorologia explicaram que esta situação se deve a um ambiente de forte instabilidade atmosférica, gerada no Estreito da Flórida, que foi associada a uma calha nos níveis médios da atmosfera sobre o sudeste do Golfo do México e ventos fortes nos níveis superiores da troposfera.
Vários usuários de mídias sociais compartilharam comentários e fotos que atestam o tamanho das pedras de granizo.
Apesar da tempestade surpresa, a quinta-feira amanheceu com pouca cobertura de nuvens na maior parte do país, embora a partir do final da manhã esteja parcialmente nublada, e se tornará nublada à tarde, com algumas chuvas, chuvas e trovoadas que ocorrerão no Oeste e no centro do país e serão mais numerosas de Camagüey a Guantánamo.
mem/crc/bm