De acordo com um comunicado do gabinete presidencial sul-africano, a visita visa solidificar as relações bilaterais, políticas e econômicas entre os dois países.
Ainda de acordo com o texto, os dois líderes vão discutir temas de interesse das duas nações em assuntos regionais, continentais e internacionais, incluindo a situação política em Eswatini, o conflito na República Árabe Saharaui Democrática (RASD), a Palestina e o Conflito Rússia-Ucrânia.
Também será útil para melhorar a cooperação econômica em termos de exploração de comércio, investimento e identificação de novas áreas de colaboração.
A Visita de Estado do Presidente Geingob proporcionará aos dois países a oportunidade de solidificar seus laços de amizade por meio da avaliação dos avanços na implementação das decisões da Comissão Binacional (BNC) inaugurada em 2013, acrescenta a nota.
Em 2022, a África do Sul importou 16 bilhões de rands da Namíbia (cerca de 885 milhões de dólares americanos) e, por sua vez, 56 bilhões de rands (3,1 bilhões de dólares) ao país vizinho.
Geingob preside atualmente o Organismo de Cooperação Política, Defesa e Segurança da SADC (Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral, da qual a África do Sul também é membro).
O comunicado recorda que a última Visita de Estado da Namíbia à África do Sul ocorreu em Novembro de 2012, levada a cabo pelo agora ex-presidente Hifikepunye Pohamba.
mem/mv/hb