25 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Presidente dos EUA receberá homólogo colombiano

Joe-Biden-Gustavo-Petro

Presidente dos EUA receberá homólogo colombiano

Washington, 20 abr (Prensa Latina) O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, se reunirá hoje aqui com seu homólogo colombiano, Gustavo Petro, com quem discutirá temas de interesse comum.

Segundo um comunicado divulgado há dias pela secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, os líderes vão falar sobre como as duas nações podem aprofundar sua relação bilateral avançando em aspectos que incluem “a promoção de maior cooperação econômica e segurança”. ” Eles também falarão sobre os esforços conjuntos para combater o aquecimento global, combater o narcotráfico e enfrentar o desafio da migração regional, acrescentou a funcionária.

Ainda antes do encontro, Petro declarou que o encontro com o presidente estadunidense acontecerá em um momento-chave para estreitar laços e colaboração, “não só no combate ao narcotráfico, mas na proteção da Amazônia, das mudanças climáticas e do desenvolvimento rural”.

Os Estados Unidos são o maior parceiro comercial da Colômbia, território onde possui importantes investimentos em mineração e manufatura.

Na nação sul-americana também existem oito bases militares do Pentágono que em governos anteriores na Casa de Nariño operaram com absoluta impunidade como parte da agressão sistemática e constante contra a Venezuela.

Justamente sobre a necessidade de reverter as medidas punitivas que Washington impõe a este último país, espera-se que alguns dos pontos a serem abordados na conversa entre Biden e Petro, a julgar pelas declarações do presidente colombiano na última segunda-feira na sede da Organização das Nações Unidas em Nova York.

Da mesma forma, a reunião deste dia na Casa Branca será realizada cinco dias após a realização em Bogotá da Conferência Internacional sobre o processo político venezuelano, cujo objetivo é promover a reativação do diálogo com a oposição em Caracas.

A reunião, que conta com o apoio do governo de Caracas, deverá contar com a presença de representantes de quinze países, entre eles os Estados Unidos, confirmou recentemente o ministro das relações exteriores colombiano, Álvaro Leyva.

Petro também revelou na ONU que o objetivo desse encontro será a busca por “mais democracia e zero sanções”.

Com a chegada do presidente em agosto do ano passado, Bogotá fez uma mudança em sua política em relação à Venezuela que incluiu vários encontros com o presidente Nicolás Maduro e a abertura da fronteira comum.

jf/se/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES