Na tarde de quarta-feira, as autoridades pediram à população de San Miguel que não se aproximasse da cratera do colosso porque a qualquer momento pode liberar cinzas ou gases tóxicos para a saúde humana, fenómeno que ocorreu com alguma sistematicidade em novembro de 2022.
O San Miguel ou Chaparrastique É um vulcão muito ativo que entrou em erupção mais de 55 vezes nos últimos 300 anos, expeliu lava dos flancos e agora, neste momento, está em fase de atividade pela cratera central, indicaram os vulcanólogos ao se referirem aos existentes perigo.
O Ministério do Ambiente e dos Recursos Naturais (MARN), ao emitir o seu alerta, especificou que a sismicidade do vulcão aumentou nas últimas 24 horas e embora não existam grandes emissões, é imprevisível um aumento, incluindo a expulsão de rochas ou lava em algum momento.
No entanto, a atividade é ligeira e os sinais registrados “estão associados à passagem e movimentação de gases no interior do vulcão”, pelo que as autoridades exigiam que a população não se aproximasse da cratera “num raio de pelo menos dois quilómetros”.
O MARN explicou que essas saídas de gás não são visíveis ao olho humano e que as amostras coletadas indicam que são compostas -principalmente- por fragmentos de rochas pré-existentes e depósitos alterados das paredes e fumarolas da cratera.
Atualmente, o San Miguel é o mais ativo do país e está classificado como um sistema de conduto aberto, pelo que pode continuar a apresentar períodos de aumento dos seus processos de desgaseificação e explosões esporádicas sem aviso prévio.
Esta situação ocorreu em novembro do ano anterior e em março de 2023, quando foram observadas emissões de gases e cinzas que afetaram o ambiente próximo à elevação e limitaram a atividade turística na área.
As autoridades de Proteção Civil, em resposta aos avisos do MARN, apelaram aos habitantes dos municípios de San Miguel, San Jorge, Chinameca, San Rafael Oriente, El Tránsito e setores próximos ao vulcão a permanecerem vigilantes em caso de qualquer alteração na atividade do colosso.
Em Chaparrastique ou San Miguel tem uma altura de 2.130 metros e a última grande erupção foi em janeiro de 2016, quando expeliu grandes quantidades de cinzas e gases por mais de 13 horas contínuas.
jf/lb / fav