Foi o que deu a conhecer o chefe da Comissão Organizadora do evento polidesportivo e ministro da Defesa do Camboja, Tea Banh, quando inaugurou oficialmente as instalações, com capacidade para acolher entre seis a sete mil atletas, treinadores, dirigentes, árbitros e vice-chefes de missões.
Falta apenas um pequeno trabalho de saneamento antes que tudo esteja pronto para começar a receber os hóspedes, que receberão acomodações confortáveis e alimentação saudável e nutritiva, disse Banh.
Os SEA Games 32 vão abrir a 5 de maio no Estádio Nacional Moradok Techo, nesta capital, e terminarão 12 dias depois. Estima-se que recebam mais de 12.000 participantes, que disputarão as maiores honrarias em 37 modalidades, uma delas apenas como exibição.
Além da vila esportiva, 11 hotéis desta cidade serão baseados nos jogos por estarem mais próximos dos locais de competição, e muitos outros estarão disponíveis nas províncias de Siem Reap, Preah Sihanouk, Kampot e Kep, subsedes da competição.
Conforme anunciado pelo Ministério da Saúde do Camboja, sete grandes hospitais nacionais e quatro hospitais provinciais de referência, bem como mais de 800 profissionais médicos, serão encarregados de proteger a saúde das pessoas que comparecerem à consulta e atender a qualquer emergência.
Os serviços de saúde e emergência estarão disponíveis gratuitamente para aqueles que precisarem deles em locais designados, e haverá códigos QR e linhas diretas para ajudar a encontrá-los, disse o ministro da saúde, Mam Bun Heng.
Para atender a esses requisitos, estão preparados 833 profissionais médicos (457 deles em Phnom Penh), 114 ambulâncias, nove clínicas móveis e 11 postos de saúde.
Atualizaremos os locais dos serviços médicos e de emergência de acordo com a situação real e esperamos que as pessoas cooperem com as autoridades relevantes da maneira mais responsável, disse Heng.
O Camboja sediará os Jogos Esportivos do Sudeste Asiático pela primeira vez em 64 anos, que acontecerá em sua trigésima segunda edição sob o lema “Esporte: Viva em Paz”.
mem/mpm/dnsa