Durante a atividade, Waldo Pérez, adido militar da embaixada de Cuba aqui, indicou que os eventos de 15-19 de abril de 1961 foram relevantes para a Revolução Cubana e todo o continente latino-americano, pois foi realizado um plano de intervenção militar, apoiado pelos Estados Unidos e outros países da região.
Lembrou que o povo da nação caribenha em menos de 72 horas neutralizou o desembarque de uma brigada de mercenários na área de Playa Larga e Playa Girón, “constituindo a primeira derrota do imperialismo (os Estados Unidos) na América”.
“Estes eventos contribuíram para forjar ainda mais a unidade nacional, o que foi evidenciado pela declaração do caráter socialista da Revolução em 16 de abril em um comício de massa liderado pelo líder histórico Fidel Castro”, disse Pérez.
Denunciou que o evento se une a outras agressões contra Cuba, como a implementação do bloqueio econômico, comercial e financeiro por mais de 60 anos, o apoio a gangues contrarrevolucionárias, a desestabilização e a sabotagem no território nacional e o descrédito dos meios de comunicação de massa.
Entre outras questões, declarou que a vitória na Playa Girón não é apenas um triunfo para Cuba, mas para todos os povos que lutam por sua soberania e autodeterminação.
A noite incluiu a exibição de um vídeo sobre o combate e a entrega de prêmios para as crianças que ganharam um concurso na ocasião.
mgt/ymr/bm