O portal G1 indica que, após visitar os principais parceiros comerciais do gigante sul-americano (China, Estados Unidos e Argentina), Lula volta suas atenções para o velho continente, pois também visitará a Espanha.
Segundo fontes oficiais, Lula vai concentrar a maior parte da agenda em Portugal, onde terá encontros com autoridades, nomeadamente amanhã com o seu homólogo Marcelo Rebelo de Sousa, e entregará o Prémio Camões ao conceituado músico, poeta e escritor brasileiro Chico Buarque .
O autor de O que se ser ganhou o Prêmio Camões em 2019 pelo conjunto de sua obra, uma espécie de Prêmio Cervantes em espanhol.
Tal diploma de distinção seria assinado pelos presidentes do Brasil e de Portugal, mas o então presidente Jair Bolsonaro se recusou a assinar o documento conquistado pelo compatriota.
Até 31 de dezembro de 2026, eu assino, disse na ocasião o político de extrema direita, cujo mandato terminou em dezembro de 2022.
Após o comentário, Buarque usou as redes sociais para ironizar a fala do ex-militar saudoso da ditadura (1964-1985). “O fato de não ter assinado com Bolsonaro é para mim um segundo Prêmio Camões”, escreveu na ocasião.
Criado em 1988, o Camões escolhe todos os anos um autor de qualquer país de língua portuguesa. A escolha é um reconhecimento da obra integral do intelectual e não apenas de uma específica.
O último brasileiro eleito havia sido Raduan Nassar, autor de Lavoura Arcaica, em 2016.
Segundo o G1, o roteiro ibérico de Lula, que terá compromissos até 26 de abril, marca uma nova etapa na política externa do governo, depois que o ex-sindicalista priorizou os principais parceiros de negócios e vizinhos nas primeiras viagens do novo mandato, como a Argentina , Uruguai, Estados Unidos, China e Emirados Árabes Unidos.
“A visita do presidente ocorre no contexto do relançamento das relações com a Europa e o mundo”, disse a repórteres a embaixadora Maria Luísa Escorel de Moraes, secretária para Europa e América do Norte do Ministério das Relações Exteriores.
Especificou que “na Europa vamos começar por Portugal, é a porta de entrada do Brasil na União Europeia”.
Entre os assuntos a serem discutidos estão a guerra na Ucrânia e o acordo entre o Mercado Comum do Sul e a União Européia.
Lula insiste na criação de um grupo de países para mediar a paz na guerra entre Moscou e Kiev.
jcm/ocs/ls